No trajeto, de 166 quilômetros ,a partir do Aeroporto Internacional de Salvador, você já começa a desfrutar de uma bela paisagem formada por praias, dunas e coqueirais. Arembepe, Barra do Jacuipe, Guarajuba, Itacimirim e Barra do Pouca, pela Estrada do Coco. E na sua extensão, a Linha Verde, locais de praias paradisíacos como Praia do Forte, Porto do Sauípe. Imbassahy, Baixios, Subaúma e finalmente Conde, já próxima à divisão entre os estados da Bahia e de Sergipe.
E é no município de Conde, com pouco mais de 30 mil habitantes, que está um desses locais de tirar o fôlego: Barra do Itariri. A partir da cidade, chega-se ao distrito de Vila do Conde, onde se situam várias pousadas de relativo conforto. Mas poucos quilômetros, no sentido de volta a Salvador, entre imensos coqueirais e dunas, por onde a estrada de areia serpenteia, encontra-se Barra do Itariri, próxima à foz do rio do mesmo nome.
Sem ser uma aventura radical, a viagem entre Conde ou a Vila do Sitio do Conde até Barra do Itariri não deixa de ser uma aventura. Nâo à toa que aquela região também fez parte das filmagens da novela Tieta do Agreste. Além disso, em lá chegando, não vão faltar atividades para você e sua família, como passeios de escunas, lancha e ainda praticar canoagem nas águas calmas da Barra do Itariri. Por ser uma menos movimentadas, a beleza natural pode ser desfrutada sem muita agitação.
Como chegar
São apenas 166 km de distância entre a Barra do Itariri e Salvador, a partir do início da Estrada do Coco, logo na as´[ida do Aeroporto Internacional da capital baiana. a capital baiana. O tempo médio da viagem é de pouco mais de 2h30. Além de fazer uma viagem de carro, é possível chegar lá de ônibus, a partir de horários predeterminados no Terminal Rodoviário de Salvador. A estimativa é de, pelo menos, 3h30.
Com pouco mais de 30 mil habitantes, a cidade e os arredores de Conde foi cenário das filmagens de Tieta do Agreste, obra de Jorge Amado adaptada para a televisão, em 1990. Dentre algumas das atrações para os visitantes elas estão as diversas praias, rios e cachoeiras, dunas e construções históricas. Conde, faz parte de uma da Zonas Turística denominada Costa dos Coqueiros, e o município possui cerca de 40 quilômetros de praias.
Escorregar nas areias finas do Cavalo Russo, uma duna com aproximadamente 30 metros de altura, é uma das principais atrações, além das 10 praias do município. Utilizando uma prancha, o praticante deve subir até topo da duna, respirar um pouco de ar puro e descer a toda velocidade até encontrar, no final do areal, as águas frias e calmas do Rio Piranji. Dentre as praias, destacam-se a dos Artistas (também conhecida como Corre-Nu) por ficar mais próxima do famoso Sitio do Conde, além de esbanjar um mar de ondas fracas e águas cristalinas, envolto pela natureza.